domingo, 2 de junho de 2013

para ter confiança, avalie seu estilo pessoal

Existe uma diferença entre moda e estilo, já dizia Edna Chase, a imortal que transformou a Vogue no mito que é atualmente.

Estilo não se compra, moda sim.

Avaliar quem você é atualmente, quais são as suas cores, suas nuances e suas influências é um caminho essencial para a auto confiança. Algumas vantagens de pensar no seu estilo e como você se identifica:

- Você passa a ser mais consistente com o que pensa e como age
- Demograficamente, você se situa como cidadã e tem um papel mais claro
- Você consegue falar melhor com o público alvo que define, em diversas situações
- Economia: você toma decisões de compra mais sensatas quando é fiel a seu estilo
- Sua herança genética é respeitada - em outras palavras, você se sente mais confortável com seu próprio corpo
- Você pode planejar melhor qualquer mudança de estilo de vida que queira fazer

Estilo é algo que você desenvolve a partir do momento em que se inicia o contato com o mundo externo. Começa, como sabemos bem, dentro de casa. Não há estilo certo ou errado nos dias de hoje. Mas o bom senso indica que o respeito ao próximo é sempre a melhor escolha, assim que definimos onde queremos estar e com quem queremos lidar. Isso inclui sua aparência.

Quando falamos de aparência - roupas, maquiagens, acessórios e linguagem corporal - sabemos que cada pessoa tem uma maneira única de aparecer ao mundo. Há diversas influências, como geração, religião (ou a falta de uma), idade, tradições, que diferenciam as pessoas. São também decisivos os valores de uma pessoa. A estrategista de imagem Nancy Plummer  fez uma análise interessante, bem geral, de como você pode associar valores a escolhas de roupas. Veja abaixo (Clique na imagem para vê-la melhor):


Conhecer a si mesma é o início para um estilo pessoal mais definido, e assim, mais confiante. Muitas pessoas não se encaixam em apenas 1 valor predominante, ou estilo predominante. Na vida real, somos uma mistura de influências.

Diretamente relacionada a aparência, também existe esta (super ampla) grade de estilo pessoal. Clique na imagem abaixo para vê-la melhor.


Como identificar meu grupo de estilo predominante e quais são aqueles que também fazem parte da minha vida? Em que grupo de estilo eu nunca me encaixaria? Com que grupo eu me relaciono melhor? Comece a pensar:

- Como são seus hábitos de vida pessoal e de trabalho? Como eles se relacionam?
- Como você se sente mais confortável?
- Que recursos eu tenho para apoiar meu estilo?

Se quiser falar mais sobre isso, está convidada! No twitter, fale comigo (@mplanel) e no Facebook, www.facebook.com/EuTambemSouHype.



Um comentário:

  1. imagino que saber equilibrar o querer estar na moda, poder estar e ter seu estilo, já é um grande passo para quem curte o tema. se rola calma nas escolhas, pé no chão e uma pitada de bom senso, tudo se encaixa. ;)

    ResponderExcluir

Dá seu jeito!