domingo, 2 de junho de 2013

the brand called you


Uma das razões pelas quais eu comecei a estudar Personal Branding e Consultoria de Imagem foi por que eu queria saber do assunto para poder tirar minhas próprias conclusões.

Eu sempre fui desconfiada de verdades prontas, e fui atrás de mais informação para poder filtrar tudo aquilo e tentar aplicar na minha própria vida o que eu achasse pertinente. Ainda estou neste processo.

Na New York University eu conheci a Professor Stacy Robin (@stacyrobin no Twitter), que começava as aulas quebrando "verdades" de livros de uma maneira impressionante. Primeiro, ela detonou o conceito de papo de elevador. Aqui eles chamam de "elevator speech", que é um mini discurso sobre o que é e o que você faz, que dura 30 segundos. É tipo um spot de rádio sobre você.

Com o Twitter e onda da comunicação instantânea, muita gente acabou adotando as "frases de efeito", que na verdade só poluem o rio já cheio de gente querendo nadar. A verdade, segundo ela, é que salvas as situações onde você realmente está fazendo a diferença e mostrando seu valor, e mais importante, sendo você mesma, as pessoas geralmente não se importam. O discurso treinado é um discurso vazio no ouvido das pessoas. Seja você mesma.

Há exceções, mas vamos considerar que todo mundo está cuidando de suas próprias vidas nesse momento. E o que você tem a ver com a vida destas pessoas? É simples.

Personal branding, ou auto conhecimento associado a estratégia de comunicação, é algo que ajuda a muita gente a mover-se na cadeia de atenções. A atenção do chefe, do entrevistador, do político, dos amigos e da sociedade.

Auto conhecimento é essencial nessa hora. Muitas pessoas pedem ajuda a profissionais para isso: psicanalistas, psicólogos, estrategistas, astrólogos. No trabalho de personal branding, o que fazemos é literalmente uma análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (soa familiar?) para as pessoas. Mas antes disso, o que você precisa pensar:

- Onde você está agora?
- Onde quer chegar?
- Quem te inspira? Por que?
- Em um futuro próximo, com que palavras você gostaria que as pessoas te descrevessem?

Faça esse exercício para começar. E se quiser falar mais sobre isso, fique a vontade para enviar uma mensagem pelo Twitter (@mplanel) e www.facebook.com/EuTambemSouHype

Até mais!




Um comentário:

Dá seu jeito!