sábado, 1 de junho de 2013

O Grande Gatsby, Brooks Brothers e a Camisa Social


Dizem que no trabalho você deve se vestir de acordo com onde quer chegar, não onde está.

Se você leu The Great Gatsby, ou adora pensar com nostalgia nos tempos que não viveu, pode pensar que o mesmo acontece em qualquer situação da vida: quando a gente se veste bem, quando se ajeita mais um cadinho, como diriam minhas amigas mineiras, as coisas parecem mudar de rumo.

Este post não é dedicado a falar do Gatsby, apesar de valer a pena comentar os looks do filme, que no final das contas são a razão de muita gente que nem leu o romance ir correndo para o cinema. A moda dos anos 20 é detalhada com esmero neste filme, até de modo excessivo, como comentaram alguns críticos. Mas dado o alto nível de detalhe que os vestidos, camisas e adereços de cabelo ganham no livro, o diretor não quis perder a mão do estético e mergulhou nas profundezas das pérolas e meias de seda da época. A gente, que ama tudo isso, agradece.

Um comentário do diretor Baz Luhmann que eu amei e justifica tanto detalhe: "Quando uma das personagens troca a roupa surrada por um 'elaborado vestido de coquetel de chiffon creme que produzia um rumor contínuo quando ela andava pela sala', o narrador do romance aponta que 'sob a influência desse vestido, sua personalidade também havia sofrido uma mudança'." BRAVO!

A loja americana Brooks Brothers criou 500 figurinos diferentes para o filme, e eu queria comentar sobre as camisas que eles fazem. Recentemente fiz um investimento (depois de muito me segurar) em uma camisa deles que é non iron, literalmente, que não precisa passar a ferro. E isso me lembra o que meu pai sempre dizia: roupa amassada, sinal de desleixo. E é verdade. Eu só preciso adotar isso para 70% do meu armário agora.

Mas essa camisa me ajuda, vou te falar por que. Inclua aí qualquer camisa de boa qualidade:

1 - Motivo óbvio: te economiza tempo
Investir um pouco mais numa camisa boa, que não precisa passar a ferro depois de lavar, ou que tem uma ótima resistência a lavagem, te economiza tempo. Sendo tempo = dinheiro nos dias de hoje, já se justificou o investimento.

2 - Camisas de boa qualidade amassam menos durante o dia
Você vai para cima e para baixo e quer estar no comando, mas as rugas debaixo do braço estão atraindo os olhares do seu chefe, que está tentando contar quantos ângulos retos já se formaram ali. Escolha um tecido bom para acabar com isso.

3 - Você está no comando da sua imagem quando veste uma camisa estruturada
Para entender este conceito, é só pensar numa clássica vilã de novela. Ela parece ser confiante? Sim. Ela é má? Sim, mas você é boa. (ou não). Ela está vestindo um vestidinho de chiffon com mangas bufantes de cor rosa claro? Não. Camisas de boa qualidade têm um caimento angular e definem bem os seus ombros e braços. A imagem que é passada é de força e certeza.

Camisa não é a sua onda? Tudo bem. Para muita gente, uma camisa pode parecer uniforme de trabalho.

Mas brincar com os looks e diferenciar-se pode ser a parte mais divertida, mesmo quando se trata de ir ao batente. Como você usa sua camisa?





2 comentários:

  1. Boa tarde Maria Clara,

    Onde você comprou as camisas?

    ResponderExcluir
  2. Como ninguém se prontificou a comentar, eu farei as honras da casa.
    Por uma grande coincidência, exatamente esse TEMA que você aponta me despertaram a curiosidade a ponto de render um "desabafo" em forma de filme caseiro. O estímulo para tanto foi exatamente o mesmo que te levou a redigir essas linhas correlacionando o filme (romance idem) com o fabricante de moda masculina. Possuo igualmente algumas peças da marca e sou, coincidentemente, um dos admiradores do visual exuberante do filme.
    Cheguei aqui através do blog da Natália Klein que foi alvo de uma "pesquisinha" minha, um clique levou ao outro, bisbilhotei aqui !! =)
    Veja, brevemente, os ponto de confluência entre a sua narrativa e meu falatório de aúdio-visual doméstico:- https://www.youtube.com/watch?v=XDCison9INc
    Até +
    Vou me manter alerta em conteúdos futuros aqui & acolá. Tchau tchau.

    ResponderExcluir

Dá seu jeito!